Um estudo realizado no hospital para crianças doentes da Universidade de Toronto, no Canadá, indica que quanto mais "tempo de tela", maior o risco dos bebês apresentarem atraso no desenvolvimento da fala.
As brincadeiras lúdicas, são indicadas para distração e desenvolvimento infantil, pois ajudam no processo de aquisição de linguagem e coordenação.
O brincar é uma atividade inerente ao universo da criança , um modo de assimilar diversas informações do cotidiano, tais como: a sua cultura, os padrões sociais, as relações interpessoais e até a própria realidade.
"Não é só brincar por brincar é brincar com objetivo"
- Ádila Paixão, FGA
A brincadeira é um recurso técnico importante utilizado na fonoterapia e traz várias possibilidades.
- Evita que as atividades não passem de uma simples repetição, o que cansa a criança.
- Ajuda na aprendizagem e na produção de sentido.
- Permite que ao terapeuta acessar o funcionamento da linguagem mais diversa de situações cotidianas.
Ao brincar a criança aprende a aprender.
Fonte: Thiago Oliveira da Mota Sampaio/UNICAMP