Por: Simply Comunicação|
O uso de chupetas, sempre foi um tema muito debatido. E chegou a hora de saber se isso prejudicará, ou não, o seu bebê..
Geralmente os pais costumam acalmar os seus filhos com a utilização da chupeta, usando-a como um acessório costumeiro no dia-a-dia. Mas, o que muitos não sabem, é que essa prática pode sim, ser prejudicial às crianças;
Ao nascer, a criança sente a necessidade de fazer sucção (ato de sugar), por isso sentem-se confortáveis com a utilização da chupeta.
Contudo, isso pode vir a alterar o ritmo de sucção natural no momento da amamentação, o que pode causar o desmamamento precoce.
Em algumas situações, a chupeta pode servir de complemento para crianças que não sentem-se satisfeitas com a sucção da amamentação, geralmente levam o dedo à boca ou até o seio da mãe para se satisfazer.
A chupeta convencional, de bico arredondado, deixa a musculatura sempre em posição de repouso, o que pode acarretar: problemas respiratórios, aquisição de linguagem, deglutição e, movimento da mastigação.
Para mais informações sobre o assunto, busque ajuda de profissionais (Fonoaudiólogos e odontopediátricos).