Um bebê considerado prematuro nasce com menos de 37 semanas de gestação. A condição pode causar problemas de saúde para o bebê e para a mãe o que pode também levar à morte do bebê.
A prematuridade é um problema de saúde pública em todo o mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, em 2015, mais de 15 milhões de bebês nasceram prematuramente, sendo a principal causa de morte entre crianças com menos de 5 anos de idade.
Dentre os problemas de saúde que podem acompanhar um bebê prematuro estão:
problemas respiratórios, digestivos, problemas no sistema nervoso, diabetes e hipertensão.
A Fonoaudiologia é muito importante para o bebê prematuro, pois ele pode apresentar diversos problemas de saúde, além dos já citados acima, relacionados à voz, audição e deglutição. Esses problemas podem afetar o desenvolvimento do bebê e interferir na sua qualidade de vida.
Intervenção Fonoaudiológica
O fonoaudiológo realiza o teste da orelhinha, procedimento realizado ainda na maternidade, que identifica problemas auditivos, atua na habilitação e reabilitação da voz e exercícios do aparelho fonoarticulatório (estimulação sensório-motora-oral), e podem envolver diversas outras partes do corpo, para tratar desorganizacões motoras e respiratórias.
Causa e cuidados
As mães de bebês prematuros também podem ter problemas de saúde, incluindo depressão e ansiedade.
A causa da prematuridade pode ser por vários fatores, incluindo infecções, problemas de saúde da mãe, tabagismo, consumo de álcool e drogas, estresse e a falta de acesso a cuidados pré-natais adequados.
Sendo assim, a devida atenção ao pré-natal, é de suma importância para evitar problemas na gestação.
Em média, quase 90% dos bebês prematuros precisam precisam de acompanhamento Fonoaudiológico.
Foto de SHAHBAZ AKRAM
Está precisando de atendimento fonoaudiológico em Salvador-BA? Marque a sua consulta pelo nosso Whatsapp. (71) 98863-8945